Grávida de oito meses, secretária participa de corrida noturna

Na noite de 25 de abril, a abertura do 9º Polenta Off Road e Feira da Aventura das Montanhas Capixabas foi marcada pela estreia da Corrida Noturna “Polenta Night Run”, em Venda Nova do Imigrante (ES). A novidade já chegou fazendo história, reunindo 250 participantes que enfrentaram um percurso de 7 km sob o clima fresco da serra capixaba. Entre os competidores, uma presença chamou atenção: a corredora amadora Dani Dias (33), que concluiu a prova grávida de oito meses.

Secretária de consultório médico e moradora da cidade anfitriã do evento, Dani é conhecida entre os corredores locais por sua dedicação ao esporte. Em seu perfil no Instagram, ela se define como “Corredora & ciclista amadora, em gestação ativa, mãe em formação. Maratonista 4h15”. Com 34 semanas de gestação, Dani encarou o desafio noturno como uma celebração do corpo em movimento mesmo na reta final da gravidez. “Foi uma corrida de despedida do barrigão. E foi muito divertida”, brinca.

A atleta mantém uma rotina de atividades físicas desde 2008, incluindo corridas de rua, trilhas e mountain bike. Durante a gestação, não foi diferente. Com acompanhamento médico, Dani seguiu praticando corrida leve e pilates. “Um mês antes de engravidar, fiz uma maratona. E assim que Caio nascer já vou me preparar para outra”, afirma, demonstrando que a maternidade será apenas mais uma etapa na sua trajetória esportiva.

A relação de Dani com o Polenta Off Road é antiga. Ela já participou como voluntária na entrega de kits e como competidora nas modalidades de MTB e Trail Run. Neste ano, por recomendações médicas, ela não foi liberada para participar das trilhas mais acidentadas, mas viu na recém-criada corrida noturna uma oportunidade segura de manter sua tradição no evento.

Durante a prova, Dani foi acompanhada por amigos e familiares. “O Luan (marido) foi na frente e minha irmã Cleidiane (foto acima) ficou comigo até o final. Concluímos bem, com cerca de 47 minutos”, conta. A cena, que uniu superação, cuidado e alegria, emocionou quem acompanhava a prova. Para muitos, ela simbolizou a força e a beleza da maternidade ativa.

A previsão de nascimento de Caio é para o final de junho. Até lá, a maratonista segue celebrando cada passo, agora ao lado do maior companheiro de corrida que já teve: o filho que cresce com ela, passo a passo, corrida a corrida.